KM RESPONDE
Perguntas frequentes sobre intercâmbio
1. Qual é a idade mínima para iniciar o intercâmbio?
A experiência internacional pode ser iniciada bem cedo, aos 11 anos, no High School, mas não existe limite de idade máxima para a maioria dos cursos de idiomas.
2. Quais são os principais países que não exigem visto dos brasileiros?
Podemos embarcar para muitos países somente com o passaporte ou visto de turista, ou ainda obter o visto depois que entrar no país. A Europa inteira dispensa visto, além da África do Sul, América Latina em geral e Nova Zelândia.
3. Quais são os países que permitem o trabalho legal?
O visto para trabalho está ligado à matrícula e frequência nos cursos de idiomas ou acadêmicos, sendo permitido na Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, Canadá e Inglaterra.
4. Posso viajar sem saber nada de inglês?
Sim. As escolas estão preparadas para receber alunos de todos os níveis e possuem em seu staff funcionários de diversas nacionalidades, principalmente latinos, para prestar todo suporte para alunos que ainda não falam um segundo idioma.
5. É muito caro fazer um intercâmbio?
Não. O intercâmbio é um investimento feito para diversos perfis econômicos e sociais, os valores dependem do país, nível da escola, tempo de permanência, entre outros.
6. Como eu faço para conseguir lugar para morar?
O estudante sai do País com tudo organizado pela agência e normalmente acomodação fechada para quatro semanas, que pode ser renovada diretamente na residência estudantil ou na casa de família. Além disso, os países que tradicionalmente recebem estudantes internacionais têm uma oferta grande de moradia e divulgam em locais disponíveis nas próprias escolas e sites específicos.
7. O que eu faço se eu precisar ir ao médico ou sofrer um acidente?
Seja com visto de turista ou de estudante, todo viajante deve adquirir junto à sua agência de intercâmbio um bom seguro-viagem , que presta total cobertura em caso de doenças, acidentes, extravio de malas, atraso de embarque, assistência jurídica, passagens aéreas para familiares, indenização em caso de visto negado, etc. E esclarecendo um ponto de muitas dúvidas: os seguros obrigatórios governamentais, exigidos aos estudantes pela maioria dos países, só vão cobrir a saúde dentro dos hospitais e clinicas públicas. E em 100% dos países, nós, os estrangeiros, pagamos para usar a rede pública. Mas para os portadores de seguro-viagem existe a garantia ao acesso e pagamento de despesas em hospitais particulares.
8. Como eu faço para levar dinheiro para o exterior?
A agência de intercâmbio providencia junto aos seus parceiros um cartão de débito ou dinheiro em espécie, com total segurança.
9. Como eu faço para renovar o visto se eu resolver ficar no país do meu intercâmbio?
Normalmente para renovar, é necessário se matricular em um novo curso, que não precisa ser necessariamente de idiomas e atender, quando necessário, a comprovação financeira. Em todo processo de renovação a agência no Brasil continua prestando suporte ao estudante.
10. Posso começar o intercâmbio em qualquer época do ano?
Sim. A maioria dos cursos de idiomas começa toda segunda-feira. E antes do início, o estudante faz um teste simples a fim de ser alocado na sala mais apropriada ao seu nível.